O município de Paredes disponibilizou-se para ir buscar à fronteira entre a Polónia e a Ucrânia 21 refugiados e trazê-los para Portugal. A caravana parte este sábado, às 9h00, do Parque José Guilherme, no centro da cidade. Esta acção é concertada entre a Câmara Municipal, que vai suportar com as despesa do combustível e portagens, e as associações de Pais do Agrupamento de Escolas Joaquim Araújo, dos Antigos Alunos e Associação de Estudantes da Secundária de Paredes, assim como a Sixt e a PenCreative. O movimento conta ainda com o apoio de vários supermercados locais, como o Mota Reis, o Europa e Euro. Também o Grupo JAP disponibilizou três viaturas de nove lugares, que serão conduzidas por voluntários. A comitiva, que tem pela frente uma viagem de 3600 quilómetros, inclui ainda uma tradutora e um jornalista.
Mulheres, crianças e jovens fazem parte do grupo de refugiados, sendo que três deles têm como destino Paredes, uma vez que têm familiares a residir no concelho.
Recorde-se que o município já havia criado uma linha direta, 255 788 931, que visa dar apoio a refugiados, onde é disponibilizado alojamento temporário, doação de bens alimentares e ainda ofertas de emprego.
De salientar que, esta acção está concertada e planeada em parceria com o Alto Comissariado para as Migrações, com quem Paredes tem vindo a articular ajuda humanitária, com vista a apoiar a população daquele país.
Alexandre Almeida, presidente da autarquia local, assim como Beatriz Meireles, vereadora da Ação Social, vão estar presentes aquando a saída dos voluntários com destino à Polónia.