Foto: Freepik (DR)

O Centro Cultural de Paredes recebe o Concurso Internacional de Violino, de 16 a 18 de julho, numa homenagem ao violinista soviético Aleksey Gorokhov, que nasceu em 1927 e morreu em 1999.
Incluído na programação das Festas da Cidade e do Concelho de Paredes, a competição, que é uma homenagem ao violinista soviético Aleksey Gorokhov, junta em competição 13 jovens violinistas.
Esta é a quarta edição do evento, fundado em Kiev, na Ucrânia, em 2021, e que, nos últimos dois anos, passou a realizar-se em Portugal, por iniciativa do violinista Pedro Carneiro, nascido em Santo Tirso e formado pelo Conservatório de Tchaikovsky, de Kiev, onde foi aluno do músico soviético.
A competição traz ao Centro Cultural de Paredes músicos concorrentes de dez países, incluindo Portugal, Suécia, Ucrânia, Áustria, Espanha, Bélgica, França, China, Hungria e Alemanha, que vão interpretar compositores consagrados como Tchaikovsky, Rachmaninov, Schubert, entre outros.
O evento está a cargo da Associação Cultural New Vibrations e conta com o apoio do município de Paredes.  Citada em nota de imprensa da autarquia, a organização recorda quem foi Aleksey Gorokhov, um “renomado violinista e humanista nascido em Moscovo, mas que viveu a maior parte da sua vida profissional na Ucrânia, deixou um legado indelével na comunidade musical internacional”.

Este concurso é assim uma homenagem “à paixão pela música e ao seu compromisso com a excelência artística e, ao manter viva a sua memória, inspiramos jovens talentos a seguir os seus passos e alcançar novos patamares musicais”.
Os concertos são abertos ao público, têm entrada gratuita.

No dia 16 de julho, às 19h00, está marcado o concerto dos vencedores do concurso da edição de 2023, e, um dia depois, às 21h30, decorre o concerto do júri. Dia18, às 19h00, vai ouvir-se o concerto final.