‘Homens Néscios’ vai estrear em Paredes, no dia 7 de Setembro, pelas 21h00, na Casa da Cultura de Paredes, uma co-produção entre a companhia de teatro da região do Tâmega e Sousa, Astro Fingido, e a Dança Contracuerpo, do México, assim como a desenhadora de luz e cenógrafa Patricia Gutierrez Arriaga.
Trata-se de um projecto sobre violência doméstica, sobretudo de género, que “pretende compreender o fenómeno da normalização e perpetuação de comportamentos violentos que continua a conduzir, com mais frequência do que seria expectável hoje em dia, ao homicídio de muitas mulheres e, por vezes, ao suicídio do agressor”, refere a companhia do Tâmega e Sousa, em comunicado.
A dramaturgia, a cargo de Ângela Marques e Fernando Moreira, da Astro Fingido, foi construída a partir da recolha de testemunhos junto de homens condenados judicialmente e que frequentam, em Portugal, programas de prevenção da reincidência, como sejam o Gabinete de Apoio a Agressores de Vila Praia de Âncora, o projecto PICA da Associação A4 em Arouca, o PIAC da Junta de Freguesia de Aver o Mar, na Póvoa de Varzim, e no Espaço Arruda, em Santa Maria da Feira.
A peça também enquadra casos mediáticos que foram divulgados pela comunicação social.
‘Homens Néscios’ conta com a encenação de Fernando Moreira, da Astro Fingido, o movimento cénico de Jorge Dominguez Cerda, da Contracuerpo, desenho de luz e espaço cénico de Patricia Gutierrez Arriaga, sendo o desenho de som e a música original da responsabilidade de Alberto Lopes.
O elenco é composto pelos actores portugueses Emílio Gomes e Valdemar Santos, as bailarinas mexicanas Kena Carbajal e Giselle Martínez, tendo ainda a participação especial de Andrea Gabilondo, coreógrafa mexicana radicada em Portugal.
A estreia em Portugal está então marcada para o dia 7 de Setembro, em Paredes, e terá interpretação em Lingua Gestual Portuguesa (LGP).
A seguir ao espectáculo será apresentada a edição bilingue do texto ‘Homens Néscios’, com os contributos escritos da equipa criativa e colaboradores no processo de investigação para a criação dramatúrgica.
A edição, com o apoio da DGArtes, será distribuída gratuitamente pelas bibliotecas escolares do concelho de Paredes e de Tijuana, e pretende constituir-se como ferramenta útil para a intervenção precoce junto dos jovens.
Ainda no dia 7 de Setembro terá lugar uma conversa pós-espectáculo com o público, com moderação de Cláudia Marisa Oliveira, socióloga e docente da ESMAE/IPP, e com a presença de Ângela Marques, em representação da Astro Fingido, Jorge Dominguez Cerda, da Contracuerpo, e Filipa Cardoso, pela Associação A4 – Acolher, Aceitar, Agir, Adapta, de Arouca.
Este espectáculoé financiado pelo Programa Iberescena, pelo Programa México en Escena-Grupos Artísticos do Sistema de Apoyo a la Creación y Proyectos Culturales e pela CLDS Paredes Integra, da Câmara Municipal de Paredes.
Para além de Paredes, ‘Homens Néscios’ vai passar, no dia 8, pelos palcos do Auditório da Fundação A LORDe, Lordelo, e, um dia depois, pelo Auditório de A CELER, em Rebordosa. Todos são às 21h30.
Digressão no México: