Vídeos e exposições não deixam morrer tradição do Corpo de Deus em Penafiel

Pandemia obrigou a reformular celebrações para não gerar ajuntamentos

0

Pelo segundo ano, devido à pandemia, o Corpo de Deus, em Penafiel, não será realizado da mesma forma, para evitar “grandes ajuntamentos”.

Mas, diz comunicado da Câmara Municipal de Penafiel, será assinalado para “deixar viva a memória de tempos antigos”.

Nas redes sociais do município, serão emitidos vídeos sobre as várias tradições do Corpo de Deus, entre 26 de Maio e 2 de Junho, com dados históricos sobre a Procissão do Corpo de Deus, a Cavalhada, o desfile do Carneirinho, os Bailes dos ofícios, a Bicha Serpe, o Estado de S. Jorge e o Carro Triunfal, e será ainda promovida uma exposição de rua alusiva a esta temática, relembrando o Corpo de Deus de 2019. A 3 de Junho haverá um evento com arte urbana, com Carla Anjos, João Natal e Paulo Neves. No mesmo dia, será celebrada a Eucaristia, na Igreja Matriz, às 11h30, e realizada a bênção à cidade, do alto do Jardim do Sameiro, às 18h00.

“A programação deste ano vai contar ainda com um ‘Celebration Sunset – Live Stream comemorativo dos 35 anos de carreira “What do you know about House Music?’ com Eduardo Pereira e Joana Colaço, no dia 2 de Junho, às 21h30, com transmissão nas redes sociais do Município de Penafiel”, refere ainda a autarquia, garantindo que todas as iniciativas vão respeitar as regras da Direcção-Geral da Saúde.

A tradição do Corpo de Deus é secular e tem “características únicas” em Penafiel.