A GNR começa, segunda-feira, com uma operação de sensibilização junto da comunidade escolar e de fiscalização nas fronteiras terrestres, uma ação realizada no âmbito das deslocações em viagens de finalistas, com o objetivo de prevenir comportamentos de risco por parte da população jovem que, nesta altura, se desloca para o sul de Espanha e Catalunha em viagem de finalistas.
De acordo com um comunicado, a operação “Spring Break 2024”, que se realiza em duas fases, para além da sensibilização inclui a fiscalização nas fronteiras de Vilar Formoso, no distrito da Guarda, Caia, em Portalegre, e Vila Real de Santo António, em Faro.
Assim, a primeira fase, que decorre até 24 de março, a GNR realiza ações de sensibilização junto dos jovens, visando a consciencialização e sensibilização dos estudantes para os comportamentos de risco associados “ao consumo de drogas e álcool inerentes às viagens de finalistas e férias escolares, direcionadas para o grupo-alvo de alunos do 9.º ao 12.º ano de escolaridade”.
Já de 22 de março e 7 de abril, a GNR, com o apoio da valência de investigação criminal e de binómios cinotécnicos de deteção de droga, em coordenação com a Guardia Civil espanhola, serão efetuadas ações de fiscalização junto às fronteiras terrestres em Vilar Formoso, Caia e Vila Real de Santo António.
O objetivo passa por “detetar a prática de ilícitos associados ao consumo de substâncias estupefacientes, bem como garantir as condições de segurança dos veículos que irão transportar os jovens”, diz ainda a nota.
A par com a GNR, também a PSP está a realizar, até 22 de março em todo o país, ações semelhantes de sensibilização.