No âmbito do VIA – Valongo intervenções Artísticas o artista OKER realizou uma intervenção inspirada nas serras de Valongo, no viaduto do Susão.
“O desafio foi transformar um espaço escuro e cinza, entre o esquecido e transparente, num espaço de passagem e paragem obrigatória, num espaço luminoso, que une e reforça a sua envolvente verde. Terminados os trabalhos, já é possível apreciar uma composição que responde perfeitamente ao desafio lançado e necessário neste local e que integra um conjunto de elementos figurativos que evidencia a marca Serras e a importância do património natural na evolução e atualidade do concelho”, explica a Câmara de Valongo, promotora deste projecto de intervenção artística em espaço público com curadoria e produção da Mistaker Maker | Plataforma de Intervenção Artística.
“‘Brisa’ é o nome da intervenção realizada pelo artista OKER, que integra um conjunto de elementos, que para além de reforçarem e unificarem a sua envolvente natural, remetem para actividades desportivas outdoor e a fauna e flora das Serras”, refere a página do projecto.
Esta foi a segunda intervenção do VIA que vai contemplar todas as freguesias do concelho. A primeira intervenção foi em Ermesinde, com um tributo ao Brinquedo Tradicional Português entre o Túnel da Costa e o Edifício Dr. Faria Sampaio.
O VIA “pretende estabelecer diálogos entre o território e as suas marcas, entre o seu património único e identitário e a comunidade (residente e visitante)” e ser “o fio condutor e intermediário nesta comunicação entre os universos e territórios que compõe o Município de Valongo”, diz a autarquia.