Será revelado, esta quinta-feira, dia 31 de Outubro, na Biblioteca Municipal de Paredes, o vencedor do Prémio Literário “António Mendes Moreira”.
A sessão integra a programação do evento “Noites Negras” e tem como propósito de homenagear o médico com o gosto particular pela escrita, contribuir para a produção de novos textos e divulgar a literatura junto da população paredense.
Segundo a Câmara de Paredes, o Prémio Literário António Mendes Moreira destina-se a distinguir textos inéditos, a editar pelo município e consistirá na atribuição de um primeiro prémio monetário, de 250 euros, assim como a publicação na Revista Cultural do Município (impressa ou digital). Já os segundo e terceiro prémios também ganham o direito a publicação através do mesmo suporte.
Durante a cerimónia, que começa pelas 21h30, haverá uma actuação do Conservatório de Dança do Vale de Sousa, o actor e encenador Fernando Soares fará leituras encenadas e haverá ainda um concerto de Jazz de Daniela Costa e Jorge Filipe Santos.
António Mendes Moreira nasceu em Paredes em 1926 e faleceu em 2014. Médico de profissão cultivou o gosto pela escrita dedicando-se ao género literário: Ficção narrativa, Conto, Narrativa Autobiográfica e Romance. Da sua bibliografia destacam-se as obras: “O Tojo Também Floresce” (1956); “Vida de Médico” (1966) e “Eu e os Outros” (7 volumes – 1983-2001). Médico desde 1951, foi director clínico em hospital, director de centro de saúde e professor do ensino secundário. Desde 1991 que existe em Paredes um prémio literário com o seu nome. Recebeu em 2011 a Medalha do Município.