Está prevista a criação, no centro de Lousada, de um conjunto habitacional – Hans Isler -, entre a Rua Palmira Meireles, a Travessa do Pinheiro Novo e a Rua do Parque Industrial. No total, a meta é criar 45 habitações a custos controlados, ou seja, com arrendamento acessível. O investimento total previsto é de 7,5 milhões de euros.
De acordo com dados divulgados pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), os terrenos, com 2036 metros quadrados, foram protocolados com o município de Lousada por um período de 75 anos. “Serão construídos edifícios com um máximo de cinco a seis pisos acima da cota de soleira, a que acrescerão pisos enterrados para estacionamento e arrecadações”, descreve o IHRU. “O empreendimento destina-se a criar condições para o aumento da oferta de arrendamento acessível e deverá cumprir as disposições do regime da habitação a custos controlados”, acrescenta a mesma fonte.
“Foi lançado o concurso para a concepção e elaboração do Projecto do conjunto habitacional denominado Hans Isler, em Lousada (junto à GNR). Será construído pelo IHRU em parceria com o Município de Lousada um empreendimento habitacional com vista ao arrendamento a custos acessíveis”, divulgou o vereador Nelson Oliveira.
“A intervenção prevê um total de 45 fogos (tipologias T1, T2 e T3), a que corresponderá uma área bruta de construção acima do solo de 4.650metros quadrados. O empreendimento destina-se a criar condições para o aumento da oferta de arrendamento acessível. Nesta fase inicial, é aberto um concurso destinado aos Arquitectos que pretenderem apresentar propostas para o local”, acrescenta o autarca de Lousada.
A meta, refere, é “dar resposta à necessidade de habitações para arrendamento a preços inferiores ao actualmente praticados no mercado, contribuindo para facilitar o acesso à habitação por um maior número de famílias que, presentemente, não encontram resposta às suas necessidades no mercado imobiliário”, sobretudo jovens casais.