As obras da futura Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português, em Alfena, Valongo, arrancam na segunda-feira, quando será assinado o acto de consignação da empreitada, na antiga escola de Cabeda. Serão ainda “exibidas as novas imagens virtuais deste projecto inovador”, adianta a autarquia.
Trata-se de uma obra de quase 3,7 milhões de euros, sendo o investimento financiado por fundos comunitários do Programa Norte2020.
“Inspirado nas formas geométricas, o espaço incluirá uma galeria, bem como uma sala multiusos e a envolvente será adaptada para encontros de coleccionadores, workshops, arranjo de peças, actividades de dinamização através da acção das indústrias criativas e exposições temporárias de espólios pessoais”, informa nota de imprensa.
“A criação da Oficina do Brinquedo Tradicional visa congregar a vontade dos artesãos, dos valonguenses e do poder local autárquico, traduzindo um sonho muito antigo da população local, com a necessidade de preservar e divulgar uma faceta muito importante da identidade cultural concelhia”, defende o presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro.