Nos próximos dias 13 e 14 de julho, terá lugar na cidade do Porto o “I Congresso Mundial das Redes da Diáspora Portuguesa”.
Trata-se de uma iniciativa pioneira, promovida pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas, e que atentos os temas objecto de discussão, com toda a certeza será uma jornada rica e profícua.
Este evento tem como missão primordial, reunir e colocar em interação os inúmeros protagonistas das Redes dos Portugueses da Diáspora, enquanto activos fundamentais e verdadeiros “embaixadores” de Portugal no mundo.
Esses agentes são exemplos de boa integração nas sociedades dos países de acolhimento, como também constituem uma base sólida e rica de experiências que podem ser replicadas no país de origem deixando em Portugal um indiscutível Know How e valor acrescentado.
Diversas redes da nossa diáspora serão abordadas em painéis temáticos, designadamente:
Redes de Associativismo da Diáspora; Redes de Ciência e Conhecimento – Investigadores e Académicos da Diáspora; Redes da Economia e Desenvolvimento – Empreendedores da Diáspora; Redes de Cidadania – Luso Eleitos e Conselheiros das Comunidades Portuguesas; Redes Apoio Local – Gabinetes de Apoio ao Emigrante e Órgãos de Comunicação Social da Diáspora.
Este congresso trará ao Porto, à região e a Portugal no seu todo, relevantes contributos de Portugueses de excelência que nos representam de forma briosa, competente e inteligente nos quatro cantos do globo.
Um país eminentemente de emigrantes, tem inexoravelmente de valorizar e potenciar a sua diáspora, dando-se nos dias de hoje com bastante frequência o regresso às origens, que se traduz na criação de riqueza, emprego e outras valências, depois de anos a fio em países diferentes do nosso, com idiossincrasias muito próprias.
Estes nossos compatriotas devem ser tratados com indiscutível carinho, respeito e dedicação por parte dos diversos agentes, pois o nosso país só tem a ganhar ao receber de novo esses concidadãos.
Este congresso mundial, será uma “montra” de excelência de portugueses pelo mundo em diversas áreas de actividade, sendo o mesmo coroado na sessão de abertura com a presença do Presidente da República e do Primeiro Ministro.
A presença neste congresso dos responsáveis máximos do nosso país, é um sinal claro e evidente da importância que a nossa diáspora representa.
Não é por acaso que, com bastante frequência vemos os representantes máximos de Portugal, em viagens junto das nossas comunidades, dando um apoio afectivo muito importante e acima de tudo com a sua presença dizem que os nossos concidadãos da diáspora contam e muito para Portugal.
Os Portugueses pelo Mundo, são claramente credores do nosso reconhecimento, e iniciativas como esta, são o corolário lógico disso mesmo, e que devem ser replicadas no futuro a bem do nosso país!