Entre 17 de Janeiro e 28 de Fevereiro, o átrio da Câmara Municipal de Valongo e a Biblioteca Municipal acolhem a exposição “20 anos de Cor(Ação)”.
Trata-se de uma mostra dos trabalhos desenvolvidos pela valonguense Carla Monteiro no mundo das artes visuais/plásticas, nos últimos 20 anos, grande parte deles ligados à literatura infanto-juvenil.
“Concretizo este ano 20 anos desde que iniciei as minhas exposições. Estarão em exposição ilustrações de livros já publicados e de outros que ainda estão ‘a ser cozinhados’ para eventualmente lançar em formato físico”, refere a artista.
Segundo a mesma, “os painéis assumem um carácter dinâmico e pedagógico, que tanto os mais pequeninos (desde o pré-escolar) como os mais crescidos (adultos) poderão descobrir. Existem painéis, com esquemas que ensinam por exemplo sobre anatomia e vida da abelha, do gafanhoto. Outro painel nos remete para a Lenda de S. João de Sobrado, outro que nos apresenta algumas mulheres que fizeram e fazem história, como é o caso de Malala e de Beatriz Costa… entre outros”. “Num dos painéis temos a introdução a história de Sadako e os mil tsurus- falam-nos da menina que morreu de leucemia apos a explosão da bomba atómica em Hiroshima. Ainda alguns quadros a óleo e acrílico com temas variados. Mas onde a influência da cultura africana, que tanto me apaixona, está presente. Ao todo são cerca de 120 imagens, compostas em painéis”, resume.
Carla Monteiro tem 38 anos e é uma auto-didacta fascinada pela ilustração. “Não tenho escola de artes, todo o meu trabalho é resultado de um aprendizado continuo, de muita dedicação e esforço… Passei anos a desenhar nas pausas para almoço! Passei muito tempo sem desenhar/ilustrar/pintar por falta de recursos… as tintas são caras, o papel… mas praticamente todo o dinheiro que me sobrava e sobra, utilizo não para férias, mas para comprar materiais… Sim, gostava de poder trabalhar de forma profissional com a ilustração”, assume.
É licenciada em psicologia clínica. Actualmente dá formação a adultos nas áreas de hotelaria, psicologia, apoio à comunidade, ao jovem e ao idoso e desenvolvimento pessoal.
Já participou em várias ilustrações de livros e desenvolveu o projecto solidário (Re)Contando, Histórias da Lusofonia. Conta com mais de uma dezena de exposições individuais, workshops e ateliês artísticos.
A mostra poderá ser visitada na Biblioteca Municipal de Valongo, de segunda a sexta-feira entre as 9h30 e as 12h30 e as 14h00 e as 18h00. Na Câmara Municipal de Valongo as ilustrações podem ser vistas de segunda a sexta-feira das 9h00 às 17h30.