Cerca de duas dezenas de pessoas participaram, este domingo, numa acção que visou semear 5.000 bolotas de carvalho-alvarinho e sobreiro na Serra de Santa Justa ,em Valongo.
A iniciativa foi da Iris – Associação Nacional de Ambiente, através da Iris Porto. “Com persistência conseguiremos um dia ter as Serras do Porto livres de eucaliptos e com o seu coberto vegetal devidamente recuperado com espécies autóctones”, defendem na página oficial da rede social Facebook.
A Iris – Associação Nacional de Ambiente é composta por “um grupo de cidadãos livres, unidos por uma causa comum, voluntariamente assumida: contribuir para a alteração das políticas de ambiente em Portugal e no mundo”. Tem como missão “agir em prol da preservação da natureza, da sua vida selvagem e do património construído, testemunho da presença dos povos e civilizações que nos precederam no território que é Portugal”, contribuindo “para que os valores históricos sejam recuperados e valorizados” e lutando “para que o equilíbrio dos ecossistemas seja restabelecido e bens essenciais como o ar, a água ou as florestas, sejam geridos de forma a não comprometer o futuro”.