Valongo conquistou o prémio Município do Ano 2021, na categoria Área Metropolitana do Porto, com o projecto SEDL – Partilha de experiências e casos de sucesso na Democracia Local.
Trata-se de um galardão promovido pela Universidade do Minho, através da plataforma UM-Cidades, que tem como como principal objectivo “reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis nas vilas, cidades e no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e a sustentabilidade”, assim como “colocar na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspectivada a partir da acção das autarquias, bem como valorizar realidades diversas que incluam as cidades e os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país”, refere nota de imprensa da Câmara de Valongo.
Na sexta edição deste prémio existiram 44 candidaturas e estavam nomeados projectos de 27 municípios para nove categorias regionais, para a categoria intermunicipal e para o grande prémio Município do Ano Portugal 2021, adianta a mesma fonte.
Valongo venceu na categoria Área Metropolitana do Porto. Recorde-se que a Semana Europeia da Democracia Local (SEDL) é um evento pan-europeu que presta tributo à Carta Europeia da Autonomia Local.
“Acreditamos que iniciativas como esta constituem o referencial de acção que garante as melhores condições para uma participação activa por parte dos cidadãos, de actores públicos e privados, na formulação e implementação das políticas públicas que considerem mais ajustadas ao território”, defendeu o presidente da Câmara Municipal de Valongo, segundo nota de imprensa, no final da cerimónia de entrega dos prémios, realizada ontem no Funchal. “Acreditamos que a participação, essencial à democracia, só é interessante, social e politicamente produtiva se for realmente interessada, informada, plural e responsável. Assim, com este evento, apostamos numa democracia mais participada e responsabilizante, fundamental para o envolvimento da comunidade e combate à desinformação”, defendeu ainda José Manuel Ribeiro.
“A Câmara Municipal de Valongo participa activamente na SEDL, desde 2014, com o objectivo de estimular a cidadania e a democracia participativa. Este evento reúne um conjunto de iniciativas diversificadas e gratuitas, tais como conferências, inaugurações, cursos breves, teatro, prática desportiva e exposições”, justifica o município.
“A candidatura apresentada na UM-Cidades pelo Município de Valongo refere-se à edição da SEDL de 2020. Para este projecto, foram delineadas um total de 114 actividades, entre conferências, workshops, teatros, exposições e inaugurações de 13 a 1 de Novembro de 2020, maioritariamente em formato online, tendo em conta o contexto actual que o país atravessava e que envolveram jovens em idade escolar e cidadãos em geral”, adianta nota de imprensa. “Na edição de 2020, foram reforçados os esforços no sentido de mobilizar os cidadãos em torno do tema da democracia local, da legitimidade dos processos de decisão, aumentando o seu conhecimento e envolvimento nas políticas locais e internacionais, tendo sempre presente o incentivo aos representantes eleitos para que intensifiquem e aprofundem o seu diálogo com os cidadãos, de forma a revitalizar a democracia local”, acrescenta ainda a informação enviada.
Em 2021, SEDL envolveu mais de 200 iniciativas e teve como tema “Proteger o Ambiente: as Comunidades Locais tomam Acção”.