Valongo vai ser o primeiro município do país a ter um laboratório inovador de aprendizagem em todas as escolas do primeiro ciclo do ensino básico. A informação é avançada em comunicado da autarquia que denomina estes novos espaços de “Salas do Futuro”, que vão ser inauguradas nas 28 escolas públicas do concelho e vão oferecer a alunos e professores mobiliário flexível para trabalharem, com painéis interactivos, impressoras 3D, kits robóticos, tablets e algumas tecnologias de ponta.
Além disso, na próxima segunda-feira, às 15h00, o secretário de Estado da Educação, João Costa, e o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, vão inaugurar a Sala do Futuro da Escola Básica de Mirante de Sonhos, em Ermesinde.
Mais tarde, será assinado o Protocolo de Cooperação da Escola de Segunda Oportunidade de Valongo entre os parceiros Câmara Municipal de Valongo, Centro Social de Ermesinde, Agrupamento de Escolas de Ermesinde e a DEGEstE, nas instalações do Centro Social de Ermesinde.
Para José Manuel Ribeiro, “é essencial que as crianças gostem de estar na escola e que esta lhes dê meios para descobrirem os seus talentos”. “Estamos empenhados em fazer de Valongo um exemplo, utilizando a tecnologia para torná-lo um concelho verdadeiramente inclusivo e educador”, afirma.