Valongo vai ter Polícia Municipal com 26 agentes que deverão estar no ativo já no próximo ano. As obras de adaptação do edifício que vai acolher a nova força de segurança do município já começaram, sendo que a empreitada foi adjudicada por mais de um milhão de euros e tem um prazo de execução de 270 dias, cerca de nove meses.
A Polícia Municipal vai ficar instalada na Avenida 5 de Outubro, onde funcionam a empresa municipal Vallis Habita e a BeWater – Águas de Valongo.
As obras incluem a reabilitação do edifício existente, para instalação da Polícia Municipal e dos serviços de Proteção Civil, dotando-o de infraestruturas que cumpram a atual legislação.
“A Polícia Municipal de Valongo vai finalmente ser uma realidade. Este corpo de segurança vai complementar o trabalho da Polícia de Segurança Polícia (PSP) e da Guarda Nacional Republicana (GNR), contribuindo para prevenir e combater a criminalidade no nosso território e, sobretudo, para reforçar o sentimento de segurança na comunidade”, afirmou o presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, no auto de consignação da empreitada, citado em nota de imprinsa.
Entretanto, encontra-se já a decorrer o concurso público para a contratação dos agentes que vão integrar esta estrutura.
A criação da Polícia Municipal de Valongo foi aprovada pela Assembleia Municipal de Valongo, em junho de 2019 e validada pelo Conselho de Ministros de julho de 2021.