A Câmara de Valongo quer criar um Circuito Pedonal do Rio Ferreira, em Campo. Para avançar com o projecto, já foi aprovada, na última reunião de executivo, a declaração de interesse público municipal para que possa ser requerido, junto da Entidade Regional do Norte da Reserva Agrícola Nacional, um parecer prévio para a utilização não agrícola dos terrenos em causa. O tema segue para a Assembleia Municipal.
Segundo a proposta, o Circuito Pedonal de Campo ficará na margem direita do rio Ferreira, entre a Ponte/Aqueduto dos Arcos e a Ponte 25 de Abril, passando por um antigo moinho e algumas zonas de vinha artesanal.
“Este percurso pretende articular o Centro Cívico de Campo e consequentemente a zona da feira semanal de Campo, a ligação à Estrada Nacional 15 (Rua Central de Campo) e eventuais pontos de ligação ao território existente através de entradas para o percurso que são conseguidas a partir da Rua do Caminho Novo e Travessa do Caminho Novo, bem como a Ponte/Aqueduto dos Arcos valorizando desta forma os acessos da população a pontos de interesse como por exemplo o que se verifica aos domingos de manhã para chegarem à feira semanal de Campo”, refere o documento.
Está previsto que o percurso tenha uma extensão de 1,5 quilómetros e seis acessos principais, sendo dois preparados para utilizadores com mobilidade condicionada. “Na envolvente a este percurso serão salvaguardadas cerca de 515 árvores existentes, prevendo-se a plantação de mais cerca de 100 árvores”, lê-se na proposta que foi a reunião de Câmara.
“A intervenção implica a ocupação de uma área de 5.528 metros quadrados abrangendo 18 parcelas de terreno, sendo que duas delas pertencem à União de Freguesias de Campo e Sobrado, parceira na elaboração e concretização deste projecto. As 16 parcelas restantes estão a ser alvo de processo de negociação que caso se torne necessário culminarão em processos de expropriação”, refere a mesma fonte.
Todo este terreno integra área da Reserva Agrícola Nacional. Esta declaração de interesse público municipal é um primeiro passo para viabilizar o projecto.