Valongo vai receber torneio de basquetebol com mais de 800 atletas

O evento vai ser dividido em duas fases e envolverá atletas de várias zonas do país e também de Espanha, em mais de 60 equipas com os escalões sub-14, sub-16, sub-18 e sub-19

0

O Clube de Propaganda da Natação (CPN) e o Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo vão organizar este mês a terceira edição do mega torneio internacional “Valongo – Capital do Basquetebol”.

O torneio vai envolver mais de 800 atletas de várias zonas do país e também de Espanha. Vão participar os escalões sub-14, sub-16, sub-18 e sub-19, num total de mais de 60 equipas.

O evento vai ser dividido em duas fases, a primeira, entre 13 e 15 de Setembro, vai decorrer no Pavilhão Municipal de Ermesinde, Pavilhão do CPN e Pavilhão da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos D. António Ferreira Gomes com as equipas femininas e organizada pelo Clube de Propaganda da Natação.

A segunda fase, a cargo do Núcleo Cultural e Recreativo de Valongo, vai acontecer entre 20 e 22 de Setembro, nos pavilhões municipais n.º 1 e 2 de Campo, já com equipas femininas e masculinas.

A ideia de criar este torneio em conjunto surgiu de uma parceria entre as duas entidades, uma vez que o actual coordenador técnico do CPN, Agostinho Pinto, tinha também sido coordenador no Núcleo. No entanto, o torneio internacional já era realizado anteriormente, há 17 edições, apenas pelo CPN.

O objectivo inicial era “colocar uma equipa de basquetebol na liga nacional com o apoio de todos os clubes e do município”, explica Amândio Cunha, presidente do Núcleo.

“A ideia é de que em Valongo nestes dois fins-de-semana, durante três dias cada um deles, consigamos ter o maior número de atletas a praticar a modalidade de basquetebol. Cada vez mais os torneios são uma referência no panorama da modalidade”, acrescenta, referindo que “o basquetebol deve ser das modalidades com mais praticantes e, se calhar, a que mais crescimento tem tido no município”. Actualmente, há quatro clubes deste desporto no concelho: Do CPN, do Núcleo, da Freguesia de Campo e Sobrado e do Atlético Clube Alfenense.

Agostinho Pinto refere que vão ser dias repletos de jogos, “mais curtos”, para que possam participar todas as equipas, e que vão envolver alguns dos melhores clubes nacionais. Acrescenta ainda que são várias as pessoas que vão dar uma ajuda na organização do evento, incluindo os pais do atletas. “É de uma grandeza muito elevada”, comenta.

Na plateia, esperam milhares de pessoas a assistir, entre familiares dos atletas, adeptos da modalidade e curiosos.

Estas duas entidades têm vindo a contribuir para a divulgação desta modalidade principalmente junto dos mais novos, nomeadamente, nas escolas.