A Câmara Municipal de Valongo anunciou que vai distribuir 100 mil máscaras laváveis e reutilizáveis aos cidadãos do concelho.
A entrega de conjuntos de três máscaras por habitação chegará as caixas de correio das cinco freguesias do concelho a partir de Maio.
Segundo a autarquia, o investimento municipal ascende a 200 mil euros.
Esta medida vem juntar-se a um conjunto vasto de outros apoios devido à pandemia COVID-19 já anunciados.
A Câmara apela a todos a que usem estás máscaras comunitárias em todos os espaços públicos.
“Estamos muito preocupados com todo o processo de regresso a uma nova normalidade, por isso vamos pedir a toda a população que não facilite e coloque sempre uma máscara social como símbolo da resistência contra a pandemia em todo o lado. A distribuição das máscaras será feita em conjuntos de três máscaras através da caixa de correio das cinco freguesias do concelho: Alfena, Campo, Ermesinde, Sobrado e Valongo. Se for necessário faremos ajustamentos. São máscaras reutilizáveis e laváveis, em materiais devidamente certificados pelo CITEVE”, adianta o presidente da autarquia, citado em nota de imprensa.
O anúncio foi feito em Ermesinde onde José Manuel Ribeiro acompanhou, hoje, os trabalhos de combate à pandemia em conjunto com o presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde, João Morgado.
“Trata-se de um elevado investimento, que está estimado em cerca de 200 mil euros, mas nesta guerra contra a pandemia temos um dever de tudo fazer para ajudar e ensinar a nossa comunidade a defender-se. O uso de máscara em locais públicos protege-nos a todos e o facto de serem reutilizáveis protege o meio ambiente”, defendeu o edil, pedindo que se mantenham outras medidas de protecção como a lavagem frequente das mãos, a etiqueta respiratória e o distanciamento social.