A Câmara de Valongo abre, na próxima semana, as candidaturas relativas à atribuição de bolsas de estudo a alunos do ensino superior residentes no concelho.
A proposta, aprovada por unanimidade em reunião de executivo, estabelece o prazo de candidaturas entre 13 de Fevereiro a 13 de Março de 2023.
No total serão atribuídas “um limite máximo” de 50 bolsas, sendo que cada bolseiro recebe 750 euros. A autarquia vai investir 37.500 euros nesta medida.
“O desenvolvimento de sociedades democráticas exige cada vez mais a implementação de políticas educativas que promovam uma efectiva igualdade de oportunidades e de resultados, que se traduz na aposta da qualificação enquanto meio privilegiado para a promoção da coesão social e económica”, argumenta a proposta do Município.
Para “assegurar que todos os alunos e alunas, independentemente da sua condição social, possuam as condições e os recursos que lhes permitam manter-se no ensino superior e terminar os seus estudos”, a Câmara dá este apoio, permitindo “o prosseguimento de estudos no ensino superior, incentivando assim, a formação de quadros técnicos superiores, naturais ou residentes na área geográfica do concelho de Valongo, melhorando dessa forma o tecido humano e económico do concelho, contribuindo para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural do mesmo”.