Vai iniciar, em Janeiro, um novo processo para a atribuição de Bolsas de Estudo 2021-2022 a residentes no concelho de Valongo que frequentem o ensino superior.
A Câmara Municipal prevê atribuir 50 bolsas de 750 euros, num montante global de 37.500 euros.
Podem candidatar-se à Bolsa os alunos com idade igual ou inferior a 30 anos, que residam no concelho há mais de dois anos e que estejam matriculados no ensino superior, em território nacional.
Segundo a autarquia, é também necessário “apresentar sucesso académico, conforme comprovado pela instituição de ensino superior (excepto por motivo de doença prolongada ou outra situação considerada especialmente grave, desde que comprovada e participada aquando da candidatura)”. Os candidatos devem estar a frequentar a primeira licenciatura ou mestrado, com vista à obtenção de um daqueles graus e não beneficiar de outras bolsas inerentes à frequência do ensino superior, atribuídas por motivos de carência económica. Além disso, é preciso ser leitor/a registado/a nas bibliotecas municipais de Valongo e estar registado na plataforma criada para acesso às bolsas.
O prazo de candidaturas vai decorrer entre 5 de Janeiro e 7 de Fevereiro de 2022.
“Este investimento resulta da importância dada à implementação de políticas educativas que promovam uma efectiva igualdade de oportunidades e de resultados e que se traduz na aposta da qualificação enquanto meio privilegiado para a promoção da coesão social. O incentivo à formação de quadros técnicos superiores, naturais ou residentes na área geográfica do concelho de Valongo, promove o incremento do tecido humano e económico do concelho, contribuindo para um maior e mais equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural do mesmo”, defende o município.