Valongo vai abrir mais cinco salas de jardim-de-infância

Mais 125 crianças vão ser admitidas no próximo ano lectivo

0

O Município de Valongo vai abrir, no próximo ano lectivo, mais cinco salas de jardim-de-infância, anunciou a autarquia, em comunicado.

Assim, mais “125 crianças” vão poder ser admitidas na rede pública de ensino, o que permite “acabar com a lista de espera” no município, de crianças “de três anos”, que pretendiam entrar no ensino pré-escolar, e que, até agora, não tinham vaga.

As novas salas vão ser abertas nas escolas da “Boavista, em Valongo, da Retorta, em Campo, da Codiceira, em Alfena”, e, ainda, nos estabelecimentos de ensino da “Costa e Montes da Costa, ambas em Ermesinde”, sendo que em “Sobrado não há crianças em lista de espera”, explicou a Câmara Municipal. 

Para o município, esta medida pretende ser “resposta educativa” para todas as crianças do concelho, porque considera ser de “extrema importância”, sobretudo numa altura de pandemia, “dar uma resposta a todas as famílias que procuram inscrever os filhos nos jardins de infância da rede pública” de Valongo.

Além disso, esta etapa da educação básica “é fundamental na aquisição dos pré-requisitos, para a escolaridade obrigatória”.

Assim, “as crianças devem frequentar três anos de jardim-de-infância para que, numa ação preventiva, possam ter sucesso na etapa educativa seguinte”, defende a edilidade.

A abertura desta salas foi realizada em consonância com  a autarquia e a Direcção Regional de Educação do Norte (DGEsTE), a pedido do Agrupamento de Escolas e da Representante da Educação Pré-Escolar no Conselho Municipal de Educação.