Valongo foi um dos dois únicos municípios portugueses seleccionados para integrar a rede Intelligent Cities Challenge (ICC), que envolve 100 municípios europeus, informa a autarquia.
“O município tem agora a oportunidade única de ter consultoria especializada e altamente qualificada, por um grupo de especialistas com know-how em escala global; rever estratégias e prioridades, com base em estudos e pesquisas realizados por especialistas, participar nas iniciativas relacionadas com as cidades inteligentes, que incentivam o contacto e o intercâmbio de ideias e experiências entre várias cidades, aprender com as cidades mais inovadoras da União Europeia, integrar uma rede internacional de inovação e cooperação, trabalhando em prol dos objectivos de desenvolvimento tecnológico e sustentável”, descreve a mesma fonte em nota de imprensa.
O presidente da Câmara, José Manuel Ribeiro, destaca que “a presença do município de Valongo nesta rede de cidades inteligentes é crucial para desenvolver uma visão macro do potencial do território, numa perspectiva global, integrada, inteligente, ecológica, sustentável e tecnológica, a acima de tudo, usufruir dos recursos que são disponibilizados às cidades participantes”. Este projecto, acredita, vai permitir uma gestão activa e sustentável do território e a redefinição de estratégias, contribuindo vivamente para promover uma cidadania ambiental activa e inclusiva.
A autarquia adianta ainda que o Intelligent Cities Challenge é uma das mais recentes iniciativas da Comissão Europeia para construir uma Europa Verde, promovendo um crescimento inteligente e sustentável nas cidades europeias. “É uma oportunidade única para envolver as cidades da UE numa comunidade que utiliza tecnologias avançadas, para enfrentar a crise da pandemia e reconstruir a sua economia, enquanto as orienta na direcção de um crescimento sustentável, verde e inteligente. Isto ajudará as cidades a melhorar a qualidade de vida e criar novas oportunidades para suas empresas locais”, sustenta nota de imprensa, que salienta as mais-valias do território de Valongo e as características únicas das suas serras.
“Neste contexto, torna-se premente dar a conhecer mais e melhor o território, o seu património natural, cultural e as suas dinâmicas territoriais, investindo na promoção do turismo inteligente e sustentável, com o compromisso de proteger o meio ambiente e preservar a natureza, incentivando à participação activa da própria comunidade, ao uso eficiente dos recursos, a fim de promover o bem-estar, a saúde e a segurança dos cidadãos”, termina o município.