À semelhança do que já aconteceu com algumas câmaras municipais da região, a de Valongo anunciou que, a partir de amanhã, vai aplicar medidas de contenção do COVID-19, para “atrasar ao máximo o pico da epidemia e reduzir o número de pessoas infectadas”.
Assim, serão encerrados os equipamentos municipais de utilização pública – designadamente, piscinas, ginásios, pavilhões, estádios, bibliotecas, museus, espaços culturais -, estando ainda em curso a suspensão ou cancelamento dos eventos públicos organizados e/ou apoiados pelo município, como a Mostra de Teatro Amador, Trilhos do Paleozóico, 1.º Portugal Internacional Montain Bike, Torneio Juvenil de Karate de Valongo, Gala de Mérito Desportivo, OTL ESPECIAL@rte – Férias de Páscoa, Campos de Férias TOK’A MEXER VALONGO – PÁSCOA 2020, Curso Livre de História da Fotografia, entre outros.
Mantêm-se em funcionamento os edifícios da Câmara Municipal e Serviços Técnicos, pedindo a autarquia que o recurso presencial aos serviços se faça só em casos necessários. Deve ser privilegiada a via de contacto online ou telefónica.
A Câmara de Valongo pede ainda aos munícipes que sigam as recomendações da Direcção-Geral de Saúde e que evitem deslocações desnecessárias e não participem em reuniões com elevado número de pessoas.
“Atendendo à situação anormal de eventual surto epidémico, apela-se a todos os munícipes que adoptem um comportamento sereno, responsável e solidário”, termina a autarquia.