Rui Silvestre e de Valongo e é o novo chef executivo do FIFTY SECONDS, o restaurante com melhor vista da capital, uma vez que se situa a 120 metros de altura, no topo da Torre Vasco da Gama, em Lisboa.
Apesar de ter nascido em Valongo, tinha apenas dez anos quando Rui Silvestre se mudou para o Algarve. Aos 29 tornou-se num dos mais jovem chef nacional, a conquistar uma estrela Michelin. Agora, e ao “ao volante do FIFTY SECONDS, irá conduzir-nos por uma viagem rica produtos do mar e em especiarias”, lê-se na página do restaurante.
“Adora combinar os melhores produtos da terra e do mar, de uma maneira inovadora evocando todos os sentidos e preservando o sabor autêntico e excepcional dos ingredientes locais”.
Sobre o percurso de Rui Silvestre, refira-se que assumiu a cozinha do Vistas, em 2018, depois de ter estado pelo algarvio Bon Bon, onde tinha conquistado uma estrela Michelin. Aos 29 anos, foi o mais jovem chef português a ganhar a estrela mais famosa do mundo.
No ano seguinte, Rui Silvestre colocou o restaurante do Monte Rei Golf & Country Club no mapa do Guia. Agora assume um novo desafio como chef executivo do Fifty Seconds.
Nesta sua nova etapa, Rui Silvestre, com um passado ligado a restaurantes com estrelas Michelin em França, Suíça e Hungria estará acompanhado por (pelo menos) três elementos da sua anterior equipa: Leandro Lopes, chef de cozinha, Soraia Neves, sub-chef, e Patrícia Godinho, chef pasteleira.
Mantêm-se ainda Marc Pinto, como sommelier principal, e Rui Monteiro, responsável de sala.
As primeiras propostas de Rui Silvestre no FIFTY SECONDS poderão ser experimentadas hoje, terça-feira, na reabertura do restaurante, com um menu que terá 14 momentos, e que serão quase todo dedicado aos produtos do mar, destacando-se o ouriço do mar, caldo de cebola caramelizado e caviar imperial gold, um caril de carabineiro, alho negro e achar de limão confitado ou o atum rabilho, caviar oscietra, wasabi e couve-flor.