O Município de Valongo anunciou que é candidato a ser a primeira Capital Europeia da Democracia, numa corrida com 22 municípios de 13 países.
“Valongo apresentou a sua declaração de intenção, tendo esta sido aceite, e encontra-se já a trabalhar nesta candidatura”, adianta a autarquia. “Todas as cidades participantes estão localizadas em regiões do Conselho da Europa, na Europa Ocidental, Oriental, Meridional e Setentrional, incluindo duas cidades localizadas fora da União Europeia”, explica a mesma fonte.
De acordo com a Câmara de Valongo esta iniciativa “visa construir uma forte rede de municípios que fomente a participação”, estabelecendo “um espaço altamente visível onde os cidadãos da Europa se reúnam, se envolvam, experimentem novas formas de democracia participativa e inclusiva em acção e se inspirem num programa abrangente projectado para promover a democracia e construir ou reconstruir a confiança”.
A autarquia sustenta ainda que “em cooperação com a sociedade civil e os cidadãos, esta rede irá fortalecer a democracia, actuando como um catalisador para o desenvolvimento democrático e oferecendo espaço para inovação e intercâmbio democráticos”.