Valongo é um dos beneficiários da Assistência Técnica da iniciativa C4T – “Cohesion for Transitions” e, como tal, pretende, com este apoio, desenvolver um projeto para a requalificação do Rio Ferreira, numa intervenção que inclua o uso de soluções baseadas na natureza para a requalificação das margens, para a prevenção de inundações e cheias, para a proteção da biodiversidade, para a melhoria da qualidade da água e para a aproximação dos cidadãos ao rio.

Neste âmbito, foi organizado um workshop que teve como principal objetivo “reunir parceiros do município para apresentação e discussão de uma proposta de projeto para a requalificação do Rio Ferreira”.

A discussão incluiu a intervenção de um representante do município e também diretor do departamento de Planeamento, Gestão Urbanística e Ambiente, António Ramalho, seguindo-se uma apresentação sobre a iniciativa C4T, pelo representante da DG REGIO, Luis Galiano Bastarrica. Inês Andrade, da Agência Portuguesa do Ambiente, falou sobre os cursos de água em Portugal.

A restante sessão, dinamizada pela Divisão de Ambiente do município, em articulação com João Pedro Silva, especialista que colabora com a iniciativa C4T, que se focou nas problemáticas existentes no Rio Ferreira e projeção de ações para a sua requalificação.

Este evento, que contou com cerca de 20 participantes de diversos serviços da autarquia, Juntas de Freguesia, associações, empresas, bem como representantes de municípios vizinhos, foi um momento rico de debate e de partilha de ideias.