O município de Valongo vai criar um Núcleo Evocativo do Ciclista, motivado pelos vários atletas naturais do concelho vencedores nesta modalidade (nomeadamente, a equipa 52 – F. C. Porto, sediada em Sobrado).
Ainda não há data específica para a constituição e abertura deste espaço, mas até agora sabe-se que a intenção do município é lançar antes um livro e uma exposição sobre ciclismo, de forma a “poderem ter mais participação e mais promoção pública”, afirmou o vereador da Câmara Municipal de Valongo, Paulo Esteves Ferreira, na reunião camarária desta sexta-feira.
Este livro e esta exposição vão contar com alguns dos conteúdos materiais e imateriais que irão estar presentes no núcleo. Prevê-se a apresentação na mesma altura em que irá ser apresentada publicamente a equipa W52 – F. C. Porto, no próximo ano, mas também ainda não há dia definido, para já.
O vereador explicou que o núcleo “só não é actualmente uma realidade” porque estavam “a contar que angariar o espólio necessário fosse mais fácil do que o que se está a revelar ser”. Muito desse espólio, conta, está na posse do F. C. Porto, estando uma parte disponível no museu do clube e a outra acarreta custos.
Assim, o município está ainda a avaliar esses valores e também a tentar angariar mais espólio junto das famílias dos antigos campeões e atletas. “Este será um adiamento para que, dessa forma, possamos, quando abrirmos a exposição, já ter o conteúdo, que vai ser plasmado no livro e evidenciado na exposição, e assim depois recolhemos aquilo que é o mais interessante para ficar de forma definitiva”, explica, referindo que dessa exposição irão nascer os conteúdos para o núcleo.