Um festival que é feito de poesia e palavras soltas, o MANIFESTUM – arte de dizer 2022, vai começar a 7 de Outubro, e prolonga-se até dia 9, em Valongo e Ermesinde, e tem como convidados Mário Cláudio, Rodrigo Guedes de Carvalho, Sereias, Capicua e Cátia Moreira de Carvalho, entre outros.
Promovido pela Câmara Municipal de Valongo, com programação e produção da Exemplo Extremo, o evento pretende “abordar a palavra para além do seu habitual corpo escrito, dotando-a de manifestações cúmplices e cruzadas”, refere o município, acrescentando que o MANIFESTUM pretende envolver a “arte de dizer”.
A programação é pensada de forma a envolver “as comunidades locais, cruzando poesia, jornalismo, fotografia e música, em momentos de conversa, leituras, performances e espectáculos”, afirma a Exemplo Extremo, em comunicado.
Este ano o programa inclui “espectáculos pluridisciplinares, com epicentro na palavra, com a sonoridade intransigente e as letras corrosivas dos Sereias, banda movida pela voz de António Pedro Ribeiro, e a palavra escrita, cantada e falada de RUGE, projecto de Rodrigo Guedes de Carvalho, Daniela Onís e Ruben Alves”.
Paralelamente, os Diálogos Benefício da Dúvida reúnem Mário Cláudio e Cátia Moreira de Carvalho, Capicua e Rodrigo Guedes de Carvalho, com moderação do jornalista e habitual anfitrião Miguel Ribeiro. A organização promete “duas conversas plenas e sem rede”.
De salientar que, o MANIFESTUM arrancou já em Julho, com as leituras de rua Voz Longa, no âmbito da Feira do Livro de Valongo e, posteriormente, com o laboratório de fotografia Viagens na Minha Terra, dinamizado pelos fotógrafos Nelson d’Aires e Augusto Brázio, cujo mote residiu no poema Na Floresta do Alheamento, de Fernando Pessoa, o que permitiu “deambular por lugares e paisagens, buscando afinidades entre a dimensão da palavra e da fotografia”.
A par desta proposta, implementada pelo Serviço Educativo, decorre, em Setembro, uma das afirmações do MANIFESTUM: o laboratório de leitura poética Há Palavras Que Nos Beijam, no âmbito do qual Ana Celeste Ferreira volta a conduzir um coro de vozes participantes, aprofundando as técnicas vocais e de leitura em voz alta e preparando um recital poético e performativo.
De reforçar que, ambos os laboratórios, promovidos pelo festival junto da comunidade local, têm o seu apogeu em apresentações finais, que integram a programação central.
No espaço educativo, destaca-se ainda o vínculo com a Casa da Animação, levando a experiência fílmica em espaço exterior aos estabelecimentos de ensino.
Destaque ainda para a aposta no público mais velho, designadamente através do trabalho com a associação ASA – Acreditamos em Seniores Activos, e com o regresso de A Poesia vai à Feira, com leituras orientadas por João Rios e Rui Spranger.
Sobre este evento, o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Ribeiro, refere que se insere “numa aposta muito forte na Cultura, enquanto pilar de desenvolvimento da comunidade e de projecção do território”.
Em edições anteriores, passaram pelo MANIFESTUM nomes como Ana Luísa Amaral, Ana Deus, Adolfo Luxúria Canibal, Alexandre Quintanilha, António Victorino D’Almeida, Daniel Maia-Pinto Rodrigues, João Gesta, João Habitualmente, Lúcia Moniz, MAZE, Pedro Lamares, Pedro Mexia, Rui Reininho, Rui Zink, Tó Trips, entre outros.
O programa do MANIFESTUM arte de dizer é de acesso livre e gratuito.
A organização destaca que, no dia 1 de Outubro, o festival vai ter uma primeira apresentação pública, na FNAC, do NorteShopping, em Matosinhos, a partir das 17h30, através de uma conversa com o autarca local, e Isaque Ferreira, diretor artístico da Exemplo Extremo. A moderar o encontro vai estar o jornalista e músico Miguel Ribeiro.
A apresentação encerra com uma sessão de leituras pela formadora do Laboratório de Leitura Poética Há Palavras que nos Beijam, Ana Celeste Ferreira, e seus formandos.
PROGRAMA PRINCIPAL
— 1 OUT
17:30 | APRESENTAÇÃO FNAC
C/ José Manuel Ribeiro, Miguel Ribeiro, Isaque Ferreira, Ana Celeste Ferreira e formandosFNAC NorteShopping
— 6 OUT
10:00 | POESIA VAI À FEIRA, Oficina de Leitura Poética
C/ Rui Spranger e João Rios + ASA – Acreditamos em Seniores Ativos
Fórum Cultural de Ermesinde
— 7 OUT
10:00 | POESIA VAI À FEIRA, Oficina de Leitura Poética
C/ Rui Spranger e João Rios + ASA – Acreditamos em Seniores Ativos
Feira de Ermesinde
21:30 | HÁ PALAVRAS QUE NOS BEIJAM II, apresentação final
C/ Ana Celeste Ferreira, ASPPRECA– Grupo de Danças e Cantares de Alfena, Ricardo Caló, Ricardo Oliveira, Rui Lage e formandos
Fórum Cultural de Ermesinde
— 8 OUT
11:00 | POESIA VAI À FEIRA, Oficina de Leitura Poética
C/ Rui Spranger e João Rios + ASA – Acreditamos em Seniores Ativos
Feira de Valongo
15:30 | Benefício da Dúvida, diálogos
C/ Mário Cláudio e Cátia Moreira de Carvalho, moderação de Miguel Ribeiro
Biblioteca Municipal de Valongo
18:00 | VIAGENS NA MINHA TERRA, apresentação Final
C/ Augusto Brázio, Nelson d’Aires, Frederica Campos e Rui de Noronha Ozorio
Biblioteca Municipal de Valongo
21:45 | SEREIAS, concerto
C/ João Pires, Tommy Hughes, Sérgio Rocha, Nils Meisel, Ra-Yacov, António Pedro Ribeiro e Arianna Casellas
Fórum Cultural Vallis Longus
— 9 OUT
15:30 | Benefício da Dúvida, diálogos
C/ Capicua e Rodrigo Guedes de Carvalho, moderação de Miguel Ribeiro
Biblioteca Municipal de Valongo
18:00 | RUGE, concerto
C/ Rodrigo Guedes de Carvalho, Daniela Onís e Ruben Alves
Fórum Cultural de Ermesinde