Um milhão e 500 mil euros foi o investimento feito na empreitada de requalificação da Piscina Municipal de Ermesinde, em Valongo, e o espaço já tem inauguração marcada para o dia 11 de setembro, mas reabre no dia um.
Os trabalhos incluíram a criação de acessos “mais condignos e acessíveis, e com maior percetibilidade da sua articulação por parte dos seus utentes”, explica a autarquia, em comunicado, acrescentando que o “corpo superior, junto à entrada, foi demolido, tendo sido instalado um elevador de acesso ao piso superior, onde foi construída uma instalação sanitária adaptada”.
As bancadas foram alteradas para permitir o acesso a pessoas com mobilidade condicionada, criando uma plataforma para a permanência das mesmas no espaço entre bancadas. Foi ainda instalada uma cadeira hidráulica para acesso à piscina.
No pavimento envolvente da piscina foi alterado o material do cais, para melhoria da segurança.
Foi ainda efetuado o revestimento exterior de todo o edifício com um sistema de isolamento pelo exterior e foram substituídas todas as caixilharias, agora dotadas de vidro duplo, para melhoria da eficiência energética.
Os balneários foram equipados com novo sistema de aquecimento, ventilação e ar condicionado e, no exterior, foi instalada uma Unidade de Produção para Autoconsumo, com capacidade de produção energética de 42kW.
Citado em nota de imprensa, o autarca de Valongo referiu que foi possível “resolver todos os problemas da piscina municipal, que há muito necessitava de uma intervenção profunda”.
“A cidade de Ermesinde tem agora um equipamento desportivo renovado e mais eficiente, com excelentes condições para a prática de natação e atividades em meio aquático, tão importantes para o bem-estar e saúde da nossa comunidade”, destacou José Manuel Ribeiro.
A cerimónia de inauguração oficial está agendada para o dia 11 de setembro.