Foto: Secção PS Sobrado (DR)

Será em 2025 que as freguesias de Campo e Sobrado, em Valongo, vão ser separadas, deixando para trás uma união que resultou da reforma administrativa levada a cabo em 2013 e que resultou de um memorando de entendimento
da Troika. Foram reduzidas 1.168 freguesias, passando de 4.259 para 3.091. Em 49 municípios não houve alterações.

Em comunicado, o PSD de Valongo congratula-se com o facto de as propostas para a desagregação da União de Freguesias de Campo e Sobrado ter sido aprovada pelo grupo de trabalho parlamentar que está a analisar 150 pedidos de separação, sendo que a decisão final resulta de relatórios elaborados pela comissão técnica para cada um dos processos.

O maior partido da oposição de Valongo recorda que a agregação “nunca contou” com o seu apoio, uma oposição que se baseou, não só, “na dimensão histórica” como na “dimensão geográfica e populacional” destes territórios.

Por outro lado, o partido liderado por Hélio Rebelo, lamenta o facto de o anterior Governo PS, “apoiado pelas forças políticas de esquerda no Parlamento, nunca ter demonstrado qualquer iniciativa ou preocupação em resolver este problema”. Agora, e com “apenas nove meses de mandato”, é devolvida “dignidade própria às freguesias de Campo e Sobrado”.

A secção local dos socialistas de Valongo não seixam de também enfatizar esta decisão, dizendo que, a partir de 20125, “Sobrado vai renascer” e que a população “vai ter a freguesia de volta”. Já a concelhia aplaude e congratulou-se com o facto de Valongo passar a ter, outra vez, “cinco freguesias”.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here