Será homenageado com a medalha de Mérito do Município de Valongo, no dia 22 de Agosto, o Padre José Manuel Macedo.
A homenagem foi proposta pelo presidente da Câmara de Valongo, José Manuel Ribeiro, e aprovada, por unanimidade, em reunião de câmara, adianta a autarquia em nota de imprensa.
O autarca refere pretender atribuir a medalha ao Padre José Macedo pelo “serviço que prestou à comunidade de Campo, em particular, e ao concelho de Valongo, em geral” e caracteriza-o pela abertura de espírito e tolerância dialogante, pela dedicação ao outro e pela atitude desprendida dos bens materiais.
O Padre José Manuel Macedo, nascido em Campanhã, Porto, iniciou os seus estudos em 1967 no Seminário Bom Pastor, em Ermesinde, terminando a formação no Seminário Maior do Porto, tornando-se Presbítero. Em 1990 foi nomeado pároco de S. Martinho de Campo, Valongo, onde esteve ao serviço da comunidade durante quase 30 anos.
Algumas das marcas da sua dedicação, segundo a Câmara Municipal de Valongo, existem na construção do Centro Social e Paroquial de São Martinho de Campo, nas obras de beneficiação da Capela de Chã, na reconstrução, em poucos meses, da nova Capela de Nossa Senhora da Encarnação, nas obras de beneficiação da Igreja Matriz e na aquisição de um órgão de tubos, entre várias outras.
O Padre José Manuel Macedo conseguiu uma doação da Quinta do Visconde, também conhecida como Quinta do Passal, à paróquia de Campo, destaca ainda a autarquia. Com este feito, celebrou, em representação da Fábrica da Igreja Paroquial de S. Martinho da Campo, um Contrato de Comodato com a Câmara Municipal de Valongo de forma a transformar a quinta num pulmão verde, com cerca de seis hectares, situado no centro de Campo.
Cedeu ainda à câmara uma parte do terreno da Quinta para construção de uma infra-estrutura em frente à Igreja, composta por uma alameda, valorizando a freguesia de Campo.