Valongo oferece vacinas, microchip, desparasitação e esterilização a quem adoptar animais

Horário de adopção do Centro Veterinário Municipal também vai ser alargado. Este sábado há mais uma iniciativa de promoção de adopção em Campo

0

Para “continuar a destacar-se como uma das autarquias que mais bem trata os seus animais”, a Câmara de Valongo vai anunciar, este sábado, no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Animal, um pacote de medidas de incentivo à adopção.

Segundo o município, o horário de adopção no Centro de Recolha Oficial de Animais do Centro Veterinário Municipal será alargado para todos os dias úteis das 10h00 às 17h00 e aos sábados das 10h00 às 12h00. “Este horário alargado permitirá uma maior adopção e uma maior participação pública e de proximidade com iniciativas tais como o voluntariado e o projecto FAT Valongo (Famílias de Acolhimento Temporário)”, defende a autarquia em nota de imprensa.

A Câmara passará também a oferecer a vacinação anti-rábica, o dispositivo de identificação electrónica (microchip), a desparasitação, a esterilização e ainda do acompanhamento ao longo da vida mediante consultas de aconselhamento a quem adoptar um animal no Centro Veterinário. “Ou seja, adoptar um animal deixa de ter quaisquer custos associados”, defende o município.

Em nota enviada à imprensa, a autarquia lembra ainda que foi a primeira a nível nacional a esterilizar animais para adopção no próprio Centro de Recolha Oficial, em 2006, sendo que essa esterilização se estende agora a colónias de animais errantes.

“Pretende-se ainda que a esterilização esteja ao alcance de todos e que haja uma consciencialização da população para a responsabilidade de ter um animal. Assim, será dada continuidade ao protocolo de redução do preço das cirurgias de esterilização para que os munícipes carenciados paguem pela esterilização dos seus animais apenas um terço do valor pago actualmente nas clínicas veterinárias”, sustenta o município.

Este sábado, pelas 16h30, será promovida mais uma iniciativa para estimular a adopção dos animais, em Campo, onde vai passar a funcionar a “Praça da Adopção”. Recentemente, lembra a mesma fonte, foram construídas novas jaulas no Centro Veterinário Municipal, que duplicou a capacidade passando a poder albergar no total 30 animais.