A Lipor triplicou a capacidade de tratamento de resíduos verdes, passando a tratar, todos os anos, sete mil toneladas. através de uma nova linha de triagem automática, inaugurada esta quarta-feira, em Gondomar. O investimento foi de um milhão e 700 mil euros, financiados pelo POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos.
Este equipamento “reforça a aposta da LIPOR e dos municípios, com vista a maximizar a quantidade de resíduos a valorizar, e constituindo um contributo relevante para o cumprimento de metas e objetivos de Portugal perante a União Europeia”, disse, na inauguração, José Manuel Ribeiro, presidente do Conselho de Administração da Lipor e também autarca de Valongo.
A nova unidade, com capacidade automática de separar os resíduos, vem aumentar a eficiência, do grau de pureza dos materiais, permitindo uma maior flexibilidade de classificar outro tipo de resíduos.
“A inovação foi tida em consideração, com a inclusão de tecnologia que permite, em tempo real, uma monitorização de todo o processo produtivo”, explica a empresa, em comunicado.