Os autarcas dos municípios de Valongo, Porto e Maia assinaram uma carta, que vão enviar ao Governo, onde alertam para a “necessidade” e “urgência” de construir um heliporto no Hospital de São João (CHUSJ), anunciou aquela unidade de saúde, em comunicado.
Na missiva, assinada quinta-feira, os autarcas solicitam que a Administração Central autorize a Comissão de Coordenação da Região Norte a disponibilizar fundos para a edificação da estrutura.
O heliporto do São João foi construído há 62 anos. No entanto, e “para melhorar a sua infra-estrutura e responder aos requisitos legais para este tipo de equipamentos”, foi encerrado há cerca de 20 anos, período, onde se manteve “à espera de um projecto que o pudesse viabilizar, sendo, desde essa altura, sentido como uma necessidade premente para os cidadãos”, refere o hospital, em comunicado.
“Esta infra-estrutura constitui um aspecto fundamental para a resposta aos doentes críticos, a capacidade e prontidão do sistema, em que a via por transporte aéreo assume importância estratégica. Tal tem sido sublinhado pelo INEM, elencando a absoluta necessidade de um heliporto no CHUSJ, sendo expectável que existindo este equipamento, ele venha a ser o mais utilizado no país, em contexto de hospitais centrais. A potencialidade de ganhar tempo relevante para a sobrevida de doentes muito graves, pode fazer a diferença para os doentes não apenas da região norte, mas de todo o país”, alega a mesma fonte.