A inteligência artificial, cibersegurança e gaming inclusivo são alguns dos temas que vão ser debatidos em mais uma edição do Switch to Innovation Summit, que vai decorrer no Fórum Cultural Vallis Longus, em Valongo, nos dias 28, 29 e 30 de junho.
A organização é do CDI Portugal, entidade responsável pelo Apps for Good e Centro Cidadania Digital, e a Câmara Municipal de Valongo.
Em cima da mesa vão estar ainda a transição digital no comércio local, inclusão e inovação social e digital e educação, cibersegurança no mundo da programação para crianças e nómadas digitais – solução ou problema para a comunidade local, temas que terão como tónica comum a “humanização”, sublinha a organização.
Workshops, exposições, documentários e uma competição gamming fazem parte do programa, que começa ao início da manhã e termina ao final da tarde, nos três dias de certame.
Filipe Almeida, presidente da Portugal Inovação Social, Fernando Belezas, diretor executivo do Instituto Empresarial do Tâmega, João Mendes, nómada digital, Marcus Ferreira, da CryptoArtCulture, e Teresa Dâmaso, da Microsoft, são alguns dos oradores convidados.
A autarquia de Valongo pretende que este seja “o maior palco de projetos de inovação social com tecnologia”, contando com a participação da Área Metropolitana do Porto e de alguns dos seus municípios.
Este evento inclui ainda com o Encontro Regional Norte, da 9ª Edição do Apps for Good, onde vão estar presentes cerca de 60 equipas de alunos e professores, que vão ser selecionados para a final, a realizar em setembro, deste programa educativo tecnológico.
A 3ª Edição do Switch to Innovation Summit será totalmente presencial porque o importante são “os cafés da manhã, os workshops e todos os momentos que teremos para partilhar, para ouvir, para conhecer e, acima de tudo, para sair do Switch to Innovation Summit mais esclarecido, mais inovador e mais inspirado”, sublinha a organização.
O programa completo pode ser consultado na página 3ª Edição – STI SUMMIT (switchtoinnovationsummit.pt)