A escritura pública de constituição da associação de municípios Parque das Serras do Porto, que engloba os municípios de Valongo, Gondomar e Paredes, vai ser celebrada, na próxima segunda-feira, 18 de Abril de 2016, no Museu Mineiro de São Pedro da Cova, em Gondomar.
Trata-se de um marco histórico no processo de classificação das serras de Santa Justa, Pias, Castiçal, Flores, Santa Iria e Banjas como área de paisagem protegida regional, dando origem a uma nova forma de ver, pensar e trabalhar o património comum aos três municípios por onde o parque se estende. O Parque das Serras do Porto, sublinha a Câmara de Valongo, está integrado numa região com elevado potencial económico, cultural e ambiental e é ainda um projecto orientado para valorização e protecção do território. Este pulmão verde da Área Metropolitana do Porto visa igualmente promover a oferta turística da região que, por estar tão próxima da cidade do Porto, tem um potencial que está longe de ser concretizado.
É um projecto geracional, que se vai desenvolver ao longo de décadas e que prevê a requalificação de uma vasta área de cerca de 6 mil hectares, mas que lança desde já as bases da criação de uma unidade para a região. É a concretização da ideia antiga da criação de um parque nas serras a nascente da cidade do Porto.
Em Valongo destacam-se a Aldeia de Couce, o Vale do Rio Ferreira e as Serras de Santa Justa e Pias, onde se podem descobrir trilobites, minas de ouro subterrâneas da Época Romana, plantas e animais raros, entre outros recursos de um território que é também o livro geológico mais antigo do País.