A partir de amanhã, quarta-feira, são esperadas mais de 250 mil pessoas na Expoval, que vai decorrer até ao dia 10, no Parque Urbano de Ermesinde, Valongo.
Este ano, como novidade, a mostra de turismo realiza-se também em paralelo com a Feira de Produtos Tradicionais do Eixo Atlântico, um evento que se organiza há uma década, em diferentes cidades e que conta com a participação de produtores tradicionais e de excelência da Galiza e do Norte de Portugal.
A Expoval, que contabiliza a 15ª edição, mudou o conceito, deixa de ser apresentada em stands e passa a ser uma exposição empresarial, com vista a mostrar as capacidades do concelho, ao mesmo tempo que pretende afirmar-se ao nível do território.
Conta com a presença de empresas de dimensão internacional, revelou o autarca de Valongo, na apresentação do certame, e vai estar subordinada ao tema “Valongo, Serras do Porto”, sendo que o ambiente é um dos assuntos que vão estar em cima da mesa, sendo exemplos a conferência sobre sustentabilidade agendada para o dia 8, e as exposições, uma delas intitulada “Por cá – retratos da natureza”, patente no Fórum Cultural.
José Manuel Ribeiro explica que a Expoval surge, então com “um novo conceito”, abandonando o formato de feira, passando a ser uma mostra de “22 empresas exportadoras do concelho”.
Representa um investimento de 370 mil euros, dos quais 180 mil são suportados pela autarquia, e vai incluir muitas outras atividades, como degustação de produtos locais, concertos, conversas com ferroviários, workshops, espaço para escalada, trabalho ao vivo de artesãos, jogos tradicionais e também um espaço infantil.
Quanto à Expocidades, visa potenciar o turismo de proximidade na grande região, e que inclui o Norte de Portugal e a Galiza e que congrega sete milhões de pessoas. Aliás, o Eixo Atlântico está a trabalhar em novos conceitos, onde se destacam o turismo policêntrico e de autor, que poderão vir a ser aplicados nos próximos anos.
O turismo policêntrico incita as pessoas a visitarem também outras zonas do mesmo território e o turismo de autor tem como objetivo levar o turista a explorar locais únicos e exclusivos. Conceitos que vão ser explorados em parceria com as universidades e empresas locais.
Entretanto, a CP disponibiliza viagens para visitar a Expoval, com um bilhete especial de dois euros, ida e volta, válido para viagens nos comboios Urbanos do Porto, nos dias 9 e 10 de setembro de 2023, com origem em qualquer estação e destino a Ermesinde – linhas de Braga, Marco de Canaveses, Guimarães e Aveiro.
O programa da feira pode ser consultado aqui ou no site da Câmara Municipal de Valongo.