Uma sala do Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), para apoiar 19 crianças com espectro de autismo, vai ser inaugurada hoje, a partir das 15h00, na Escola do Carvalhal, em Ermesinde, Valongo.
Este é um espaço que nasceu da vontade da Associação de Pais e Encarregados de Educação, e outras entidades, que conseguiram, através de várias iniciativas, recolher materiais como um quadro interativo, armários, tendas, baloiços, entre outros equipamentos.
O sonho tornou-se realidade, como revela Filipa Silva, vice-presidente da associação, que é mãe de Alícia, uma menina com espectro de autismo.
Consciente de que a união faz a força, e aqui é visível esta harmonia entre pais e o próprio agrupamento, porque todos quiseram obter recursos “para que, quem ali trabalha possa ensinar” na sua plenitude, disse, recentemente, ao Verdadeiro Olhar.
O caso da EB 1/JI do Carvalhal é revelador do trabalho que é feito com estas crianças, uma vez que todas as turmas têm meninos que precisam de atenção e conhecimentos redobrados, porque apenas “estão em sobrecarga sensorial”.
Foram organizadas caminhadas e outras iniciativas com o objetivo de alcançar este objetivo que visa minimizar o caminho sinuoso destes pais, educadores para com estas crianças que apenas têm excesso de sentimentos. Um caminho e uma luta que teve um final feliz.