Duas equipas da Oralklass – Amigos do Trail sagraram-se campeãs nacionais de trail 2018, em Sintra, uma em femininos e outra em masculinos.
Além disso, o atleta António Braziela Rocha ficou em terceiro lugar nas provas masculinas.
Esta foi a primeira vez que ATAD – Associação Desportiva Amigos do Trail, criada em 2016, venceu o campeonato. Mas são já centenas as distinções alcançadas pelos 56 atletas que integram esta equipa de trail running, a nível individual e colectivo, adianta Brígida Pinto, presidente da associação. Entre os mais sonantes estão os títulos de vice-campeã nacional de Trail Runing de 2016, o de campeã e vice-campeã nacional de Trail Runing de 2017 e o de campeão nacional M40 de 2017 conquistados por atletas do grupo. “Este ano não houve prova nenhuma em que não fossemos ao pódio”, destaca.
Por isso, antecipavam bons resultados neste final de campeonato, mas confessa que ganhar foi uma surpresa. “Participamos em várias provas do circuito, entre 20 a 30 quilómetros, para pontuar e sentimos que estávamos bem preparados e que tínhamos hipóteses de ganhar. Mas esta foi uma prova difícil”, reconhece.
A ATAD nasceu num grupo de amigos com gosto pelas corridas que queriam criar uma prova na sua terra natal, Valongo. Em 2016 constituíram-se como associação e são agora responsáveis pela organização do Trail Santa Justa. A próxima edição é já a 29 de Julho. Segundo Brígida Pinto há já cerca de 1.300 atletas inscritos. A novidade deste ano é uma prova de trail kids no sábado.
Além de trail running, a ATAD tem atletas de triatlo e ciclismo.