A solidariedade de duas empresas, assim como da população local, fez com que o Centro de Apoio à Aprendizagem (CAA), da EB1/JI do Carvalhal, de Ermesinde, em Valongo, que acolhe crianças com perturbação do espectro do autismo, conseguisse um quadro interactivo, material sensorial, assim como suprir outras necessidades daqueles meninos que frequentam aquela valência.

A novidade foi avançada ao Verdadeiro Olhar pela Associação de Pais e Encarregados de Educação daquele estabelecimento que organizou a ‘Caminhada da Inclusão’, com o objectivo de dotar aquela valência de equipamentos necessários de apoio a crianças com autismo.

O quadro interactivo vai ser oferecido pela ‘BOMPISO’, um centro com serviços de mecânica automóvel, localizado em Ermesinde. Já o material sensorial vai chegar à escola pela mão do McDonald`s.

Filipa Silva, vice-presidente da associação, considera agora que esta iniciativa “foi um sucesso”, porque, além de ter contado com a solidariedade destas empresas, teve ainda a participação de “453 pessoas” que se inscreveram na caminhada e permitiram arrecadar uma verba que rondou os 2500 euros.

“Ambas as empresas têm uma excelente cultura de responsabilidade social e quiseram fazer a diferença na nossa comunidade escolar”, assim como a “nossa comunidade que é unida” e “sensível” a estas questões, frisou Filipa Silva, mãe de Alicia, uma menina com espectro de autismo, que frequenta aquela escola e que, recentemente, foi entrevistada pelo nosso jornal, referindo que Ter uma criança autista é ser mãe de “nível difícil”

Para a caminhada, os elementos da Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola da EB1/JI do Carvalhal não deixam de sublinhar também o apoio da autarquia de Valongo, assim como da Junta de Freguesia e os Bombeiros Voluntários de Ermesinde que colaboraram em toda esta realização que permitiu “fazer a diferença”.