Os valonguenses quiseram demonstrar que sabem confeccionar a Sopa Seca, iguaria gastronómica tradicional do concelho, e participaram na primeira edição do concurso “A melhor sopa seca do concelho de Valongo”, promovido pela Confraria do Pão da Regueifa e do Biscoito de Valongo.
No total foram 51 as pessoas que participaram no concurso que tinha também cariz solidário. As caçarolas foram entregues ao início da tarde, sem identificação nominal do participante, permitindo depois uma prova às cegas pelos jurados da confraria que escolheram os três vencedores, que foram: 1º lugar – América Sameiro Oliveira Braga Dias Ferreira; 2º lugar – Maria Teresa Ferreira Silva Lopes; 3º Lugar – Ana Maria Gonçalves Neves Paupério. Com o Auditório António macedo, em Valongo, cheio houve ainda a oportunidade de assistir a uma tertúlia sobre esta temática seguida de uma actuação do Grupo das Tradições da Universidade Sênior de Valongo.
De referir que a participação no evento, incluindo tertúlia e convívio, tinha o valor simbólico de dois euros, um valor a ser doado, na totalidade, aos Bombeiros Voluntários de Valongo. Segundo a Confraria do Pão da Regueifa e do Biscoito de Valongo, o valor atribuído aos Bombeiros Voluntários de Valongo, no âmbito desta iniciativa, foi de 500 euros.