Já arrancou no município de Valongo, em restaurantes, hotéis, cafés e padarias, a sensibilização para o Projeto Rolha a Rolha semeia a recolha. O ideia envolve uma equipa constituída por elementos da LIPOR, da Quercus e o município.

Numa primeira fase, cerca de 65 estabelecimentos estão a ser sensibilizados, na expectativa de, no final da campanha, se conseguirem “mais de 700 clientes”.

Atualmente estão envolvidos 653 estabelecimentos dos municípios da Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim e Vila do Conde, que já entregaram para reciclagem, de janeiro a outubro, 1 256 quilos de rolhas de cortiça, o que perfaz um total de 251 210 rolhas de cortiça recolhidas, evitando assim a emissão de 286,75 kgCO2e, para a atmosfera.

O projeto, desenvolvido pela Quercus, a LIPOR e os seus municípios associados pretende “incentivar a reciclagem da cortiça, visa contribuir para a reflorestação em Portugal, já que por cada 50 rolhas recolhidas, irá ser plantada uma árvore autóctone, em parceria com a BA Vidro, Amorim e Extruplás”, explica a autarquia de Valongo, acrescentando que permite também aos estabelecimentos aderentes e aos respetivos clientes, contribuírem para o combate às alterações climáticas, através da diminuição das emissões do CO2 retido nas rolhas de cortiça, e para o desenvolvimento da economia circular.

Deixe o seu comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here