Foto: Página de Facebook da V-I-A Valongo (direitos reservados)

A autarquia de Valongo e a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto estão a promover o concurso “Entre Linhas – Festival de Arte Urbana”, dedicado ao tema ‘viagens’. As intervenções serão realizadas na ‘Nova Gandra’, porque os promotores pretendem dinamizar eventos culturais neste território, entre os quais o “EntreLinhas – Festival de Arte Urbana”.

Este concurso pretende então “criar uma marca de identidade própria de Gandra, em Ermesinde, tornando aquela zona um espaço atrativo e dinâmico, “capaz de gerar novos pontos de interesse, criar diferentes oportunidades de negócio para o comércio local, numa lógica de devolver o espaço público aos moradores e aos visitantes, para que socializem mais na rua”, refere a V-I-A, Valongo Intervenções Artísticas, na sua página.

O cuncurso destina-se a estudantes inscritos e ou licenciados, em cursos do ensino superior na área das artes plásticas, do design e afins.

Os muros da estação de comboios (MEC), o lateral à escadaria, na Travessa Dr. Egas Moniz, a fachada/espaço do Centro de Saúde (ECS) e os vasos: uma intervenção colaborativa em oficina escolar são os locais onde decorrem estas ações.

O tema enquadrador deste concurso surge através de “um levantamento histórico e geográfico do território e da sua envolvente”, sendo que Ermesinde “é uma zona profundamente ligada às viagens”. Até porque, esta é uma freguesia “onde se cruzaram as vias do caminho de ferro do Douro e do Minho, inauguradas em 1875” e que levou ao seu povoamento rápido, refere a V-I-A.

“Gandra nasceu como um bairro com forte cariz ferroviário, dado a sua proximidade com a Estação”, refere a coletividade.

Para cada intervenção será atribuído um prémio pecuniário e que pode ir dos 1500 aos cinco mil euros e as inscrições podem ser feitas no site da autarquia de Valongo, Entrelinhas – Formulário de inscrição | CM Valongo (cm-valongo.pt)