Valongo candidatou-se ao prémio ‘Boas Práticas de Participação Cidadã’, promovido pelo Observatório Internacional para a Democracia Participativa (OIDP), com o projeto “Participação cidadã para um Valongo mais verde – BiodiverCities Valongo”.
O objetivo deste prémio passa por reconhecer as experiências que os governos locais e regionais implementam no domínio da democracia participativa.
Nesta fase, as candidaturas selecionadas como finalistas encontram-se disponíveis para votação aberta e, nesta edição do prémio, a avaliação e a atribuição das candidaturas encontra-se organizada em duas categorias: por tipo de experiência e por tipo de governo. Por isso, a autarquia de Valongo pede a participação da população para poder “ir mais longe” com este projeto.
Para isso, basta que efetue o seu registo na página do OIDP em https://participate.oidp.net/users/sign_up , clicar em “Participate” seguido de “2023 Award “Best Practice in Citizen Participation”, selecionar a candidatura de Valongo “Valongo: Citizen Participation for a greener Valongo – BiodiverCities Valongo” e clicar em “Support”.
De acordo com a autarquia, é necessário votar em cinco projetos para que a sua votação seja validada.
O Observatório Internacional da Democracia Participativa (OIDP) é uma rede internacional aberta a todas as cidades, organizações e centros de investigação com interesse em conhecer, intercambiar e aplicar experiências sobre democracia participativa no âmbito local.
Esta rede nasceu em 2001, no âmbito dos Projectos de Cooperação Descentralizada do Programa URB-AL da Comissão Europeia, e a sua constituição oficial dá-se em Novembro do mesmo ano durante a I Conferência anual do OIDP celebrada em Barcelona.
Desde 2006 o OIDP trabalha em colaboração com a organização Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU).