Valongo: Diocese disponibiliza 75 camas no Seminário de Ermesinde para doentes COVID-19

Segundo D. Manuel Linda, a Diocese do Porto está também a tentar apoiar seis hospitais, um deles o Hospital Padre Américo, em Penafiel

0

A Diocese do Porto anunciou que disponibilizou 75 camas, e espaços de apoio, no Seminário do Bom Pastor, em Ermesinde, para acolher pessoas infectadas com COVID-19.

Segundo comunicado, há quase duas semanas foi contactada a Secção Regional do Norte da Ordem dos Médicos para lhe disponibilizar o Pavilhão nº 4 (Casa da Juventude) do Seminário do Bom Pastor. “Não foi preciso. Neste momento, a pedido do presidente da Câmara de Valongo, essas instalações estão adstritas a pessoas desse concelho que, eventualmente, venham a precisar de isolamento”, refere a Diocese do Porto, que disponibilizou, também, em Ovar, outras 53 camas. 

“Desde o seu início, a Diocese do Porto levou muito a sério esta pandemia. Por isso, estabeleceu normas restritas e cancelou celebrações muito antes de as autoridades sanitárias terem dado orientações nesse sentido. Agora, está focada no socorro aos infectados, na prevenção e na ajuda aos profissionais que se encontram no terreno”, explica o comunicado.

“A pedido da Segurança Social, neste momento, está a ser feito o levantamento de estruturas paroquiais (centros pastorais, residências não habitadas, salões, etc.) que possam, eventualmente, vir a ser usadas por utentes não contaminados que tenham de ser retirados de lares da terceira idade. Procura-se que, quanto possível, essas pessoas permaneçam no seu ambiente local”, salienta a mesma fonte.

A par disso, em conjunto com a Irmandade dos Clérigos, a Diocese procurou oferecer seis ventiladores a hospitais de referência na área da Diocese, um deles o Hospital Padre Américo, em Penafiel. “Porém, não se conseguem adquirir por indisponibilidade do mercado. Por este motivo, está-se a contactar com as administrações de cada um destes hospitais para se ver que é que faz mais falta e possa ser adquirido por nós”, explica D. Manuel Linda.