Um debate que se apresenta em forma de teatro é a iniciativa que vai decorrer no Fórum Cultural de Ermesinde, em Valongo, no próximo dia 22 de Abril, com a assinatura do município local, o Lab 2050, assim como o Cabeças no Ar e Pés na Terra, um “espaço de experimentação que alberga a transversalidade artística”, numa “estrutura multidisciplinar”, como o grupo refere na sua página.

Este encontro insere-se na iniciativa ‘UTOPIA’, que se propõe “sonhar o país que desejamos para o ano de 2050, através do teatro, levando-nos numa viagem que permitirá explorar e visualizar em palco a simbiose entre um discurso utópico, onírico e possível”.

Realizada pelo grupo de teatro Cabeças no Ar e Pés na Terra, em parceria com o projeto Lab2050, e promovida pela Câmara Municipal de Valongo, tem como objectivo “estimular o debate nacional sobre o país que queremos e empoderar os cidadãos para a concepção de uma visão colectiva que alimente o debate e o desenho das políticas públicas de hoje que influenciarão o Portugal de 2050”.

O projeto Lab 2050 quer envolver todos os habitantes do território nacional, de todas as regiões e de todos os grupos sociais.

A ideia deste encontro passa assim por abordar reflectir sobre o futuro do teatro para as próximas décadas.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do endereço bit.ly/utopiacmvalongo