A Associação de Municípios Corredor do Rio Leça é uma das 31 instituições finalistas da primeira edição dos “Prémios Mais a Norte”. A iniciativa é promovida pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento do Norte (CCDR) e pretende reconhecer projetos inovadores e de impacto no desenvolvimento regional.
Os finalistas foram escolhidos entre 232 candidaturas submetidas por mais de 200 instituições públicas e privadas da região Norte. Durante uma sessão realizada na sede da CCDR Norte, no Porto, os candidatos apresentaram os seus projetos destacando o seu caráter inovador, transformador e inspirador.
O júri, composto por especialistas de diferentes áreas, mostrou-se unânime ao reconhecer a qualidade dos projetos finalistas, antecipando decisões difíceis para a escolha dos vencedores. As distinções serão atribuídas em várias categorias, como “Norte + Inovador”, “Norte + Criativo”, “Norte + Sustentável”, “Norte + Inclusivo”, “Norte Civitas” e “Norte Ruris”, além do “Prémio Mais a Norte” e do “Prémio do Público”, este último decidido por votação online.
António Cunha, presidente da CCDR, explicou que os prémios representam o “espírito empreendedor e inovador da região”, sendo que todas estas ideias terão impacto no futuro do Norte do país.
A Corredor do Rio Leça já destacou esta escolha que “alavanca o reconhecimento público de boas práticas institucionais, empresariais e científicas na Região e promovem a visibilidade de investimentos e projetos que desvelam o Norte enquanto Região inovadora de excelência”.
Refira-se que este organismo já fez estudos de biodiversidades e qualidade da água em 21 locais, tirou 270 toneladas de madeiras e resíduos do rio, edificou 444 pilhas de compostagem, removeu cinco açudes, criou cinco anfiteatros, plantou cerca de 52 mil plantas nativas, entre outras iniciativas.
A Associação de Municípios Corredor do Rio Leça é a primeira associação intermunicipal do país a ter como objetivo a recuperação de um rio. Fundada em maio de 2021, envolve os municípios de Valongo, Maia, Matosinhos e Santo Tirso.