“Valongo é o município vencedor do European Green Leaf Award 2022”, anunciou a Câmara Municipal. Trata-se de uma iniciativa da Comissão Europeia “que reconhece o compromisso com melhores resultados ambientais, com particular destaque nos esforços que gerem crescimento verde e novos empregos”, refere nota de imprensa. Os prémios foram divulgados numa cerimónia realizada na Finlândia.
A mesma fonte explica que o prémio financeiro no valor de 200 mil euros será aplicado em iniciativas que contribuam para alcançar a sustentabilidade ambiental.
Ainda segundo a autarquia, alguns dos pontos tidos em consideração pelo júri para atribuir este galardão ao município foram “o envolvimento dos cidadãos em processos participativos, os projectos municipais de eficiência energética, a implementação de hortas biológicas urbanas, o sistema de recolha de resíduos porta-a-porta e a criação das associações intermunicipais Parque das Serras do Porto e Corredor do Rio Leça”.
“É uma grande honra vencer este prémio que significa tanto para nós e que é também um incentivo para continuar a fazer mais e melhor”, diz José Manuel Ribeiro, presidente da Câmara Municipal de Valongo. A distinção reconhece o compromisso de Valongo “com melhores resultados ambientais” e os esforços “para gerar crescimento verde”, defende.
Quando anunciou que Valongo estava entre os seis finalistas deste galardão, a autarquia referiu que o European Green Leaf Award é uma iniciativa da Comissão Europeia destinada a cidades e vilas em toda a Europa, com populações de 20.000 a 100.000 habitantes, “que reconhece o compromisso com melhores resultados ambientais, com particular destaque nos esforços que gerem crescimento verde e novos empregos”.
É, para mim, incompreensível como Valongo consegue conquistar esta distinção. Incompreensível como uma máquina de propaganda consegue tão facilmente criar uma realidade alternativa. O Município deveria ter vergonha da incapacidade em resolver muitos dos problemas ambientais com que se depara
Comments are closed.