Valongo conquistou o primeiro lugar nos Prémios Nacionais de Educação 2024, na categoria “Inclusão e Igualdade”, com o projeto ‘Biblioteca Humana’. O município conseguiu ainda uma menção honrosa, segundo lugar, em “Cidadania”, com o projeto ‘Rede de Perguntadores’.

Estes galardões visam distinguir, por mérito ou louvor, municípios, escolas ou instituições com trabalho reconhecido e com impacto positivo no território, no âmbito da educação.

A iniciativa, que envolveu 120 candidaturas de todo o país, é promovida pela spin-off de inovação educativa Betweien, em parceria com as universidades do Minho e Autónoma de Lisboa, que integraram também a comissão de avaliação, e conta com o apoio das Comunidades Intermunicipais da Região de Aveiro e do Médio Tejo, da Área Metropolitana de Lisboa e das Associações de Municípios das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

O projeto que arrecadou o primeiro lugar, ‘A Biblioteca Humana”, proporciona uma experiência singular de aprendizagem e conexão entre indivíduos de diversas origens, culturas e vivências. Num espaço seguro, dedicado à exploração e ao diálogo construtivo, os visitantes da Biblioteca Humana, alunos do 9º ano, são convidadas a
partilharem as suas experiências de vida através da escuta ativa e formulação de questões pertinentes.

Já a Rede de Perguntadores envolve a criação de espaços de questionamento, partilha e reflexão dirigidos a adolescentes, ou seja, a promoção da escuta ativa, dentro do espaço escolar (docentes e jovens), possibilitando a identificação de áreas de intervenção e de promoção de comportamentos e estilos de vida saudável. Pretende ainda um reforço de competências sociais, sobretudo no que diz respeito à exposição de preocupações, definição de estratégias e implementação de iniciativas.
A implementação do projeto é feita com a dinamização de sessões em sala de aula e sessões em contexto de Clube (adesão facultativa) em torno dos temas ou problemas identificados pelos alunos e alunas. São utilizadas metodologias de Educação não formal com recurso a Role-play e Dinâmicas de grupo, para identificação de soluções, aquisição de competências de autorregulação, de elaboração e expressão de opinião, de integração e interação. A implementação deste projeto é feita pela Equipa da Divisão de Saúde da C.M.de Valongo edeparceiros convidados.
A adesão ao projeto é feita através de contacto com Coordenação de Saúde Escolar do respetivo Agrupamento de Escolas ou com a Divisão de Saúde do Município

Para o autarca de Valongo estes prémios traduzem “o esforço e a determinação das equipas municipais que trabalham com a comunidade para transformar a escola num poderoso elevador social”.

José Manuel Ribeiro considera ainda que estas distinções são “um incentivo que reforça a nossa determinação em continuar a investir na educação”, porque é “a escola que nos permite progredir, descobrir coisas importantes e adquirir ferramentas para vencer coletivamente os desafios que a sociedade enfrenta”.

A cerimónia de entrega dos prémios decorreu em Oeiras, no Templo da Poesia, onde foram atribuídos 10 galardões e 36 menções honrosas a entidades públicas com projetos ímpares na educação.

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