Iluminado, colorido e com carruagens históricas é assim que se apresenta o comboio a vapor da Comboios de Portugal, a CP, que está de regresso para percorrer os carris entre as estações de Ermesinde, em Valongo, e São Bento, no Porto, com o objetivo de proporcionar uma verdadeira viagem ao mundo encantado do Natal.
O percurso pretende celebrar a época mais feliz do ano e encantar adultos e crianças, “combinando a magia do Natal com a herança ferroviária”, diz a CP, em comunicado. As viagens estão programadas para os dias 16, 17, 23 e 30 de dezembro e, ainda, para 6 e 7 de janeiro, do próximo ano. O Comboio Histórico de Natal vai dar sinal de partida quatro vezes por dia dia, de São Bento sai às 15h03 e 19h55, e às 16h40 e 21h25 de Ermesinde.
Cada viagem conta com animação e serão servidos doces típicos de Valongo, proporcionando momentos únicos a bordo. E porque em Ermesinde está “plantada” a maior árvore de Natal do país, segundo refere o município, os passageiros terão oportunidade de vislumbrar os milhares de luzes que iluminam aquela estrutura, para além de poderem fazer uma visita à Aldeia de Natal da cidade.
A locomotiva a vapor, com capacidade para 254 passageiros, foi contruída em 1925, pela Henschel & Sohn, na Alemanha, e é composta por carruagens históricas produzidas em Portugal e na Bélgica.
Quanto aos preços, os bilhetes custam 10 euros para adultos e cinco euros para as crianças, entre os quatro e os 12 anos, e permitem acesso gratuito aos comboios urbanos do Porto, no dia da viagem.
Esta é uma parceria entre a CP e a autarquia de Valongo que pretende proporcionar uma “experiência natalícia única e inesquecível, repleta de luzes, história e alegria”, conclui a nota.